Cáceres (MT), 27 de julho de 2017

? ºC Cáceres - MT

Mato Grosso

16/07/2017 10:06 Assessoria da Expedição

Expedição pelas Águas do Rio Sepotuba teve chegada em Cáceres

Uma jornada de quase 400Km de caiaque por um dos rios mais importantes de Mato Grosso, conhecendo sua história, seus moradores e visitantes, sua flora e sua fauna, expondo sua beleza e exuberância, mas também a necessidade urgente de cuidados básicos para preservá-lo.

Este foi o principal objetivo da Expedição Pelas Águas do Sepotuba, que teve início dia 24 de junho na cidade de Nova Marilândia (MT), na nascente do Rio Sepotuba.

Foram 11 dias remando de caiaque oceânico e creek no Rio Sepotuba, da nascente até sua foz, terminando em Cáceres (MT). “O caiaque permite uma interação saudável e mais intima com o rio, provocando um impacto muito pequeno no meio ambiente, inserindo o canoísta no contexto e na rotina dos animais de maneira muito discreta, permitindo o prazer sem culpa”, é o que diz o canoísta José Ricardo Tognon, um dos integrantes da equipe que registraram momentos únicos durante o percurso da expedição.

A equipe composta por 2 canoístas, um produtor e cinegrafista, um motorista e mais 3 integrantes em dois barcos a motor, percorrerem toda a extensão do Rio Sepotuba, registrando em alta definição, imagens que formarão um documentário sobre a região e a aventura.

O percurso fora mapeado e suas coordenadas serviram de orientação para a troca de caiaques que o trecho exigiria, também para os locais de almoço e acampamento, assim como os principais afluentes e moradores antigos da região.

Foram momentos de muitas alegrias e comemorações, mas também de muitas tristezas e preocupações: “Fomos recebidos muito bem pelos ribeirinhos, que nos convidavam para as refeições e para dialogar, isso nos permitiu colher importantes depoimentos sobre o rio, mas constatamos muitos estragos provocados pelo homem ao longo do percurso, tais como, pouca ou completa ausência de mata ciliar, muito assoreamento e lixo, assim como muito anzol de galho e excesso de presença humana, o que confirma o que já sabíamos, precisamos cuidar do Rio Sepotuba antes que seja tarde” comenta José Ricardo.

Haverá uma prévia do documentário no início do próximo mês (Agosto) no cinema do Shopping Tangará, momento que serão convidados os parceiros, clubes de serviço, autoridades e empresários.

A expedição terminou Cáceres no dia (07/07) e a equipe foi recebida pelo Secretário de Indústria, Comércio, Meio Ambiente e Turismo de Cáceres, Junior Cesar Trindade, que externou parabéns pela iniciativa.

Produtor e cinegrafista: Lucênio

Canoistas: José Ricardo Tognon e Carlos Eduardo

Motorista: Helisson

Pilotos: Lerivan e Emerson

Apoio: Genilson

Fan page: Pelas Águas do Sepotuba


Contato

Rua dos Jornaleiros, Quadra 08, Casa 03 Bairro Vitória Régia
Cáceres - Mato Grosso
F: (65) 9696-7595 – Whatsapp
joner.campos@hotmail.com

Redes Sociais

Todos os Direitos Reservados Cáceres Notícias

Crie seu novo site AgenSite
versão Normal Versão Normal Painel Administrativo Painel Administrativo