PUBLICIDADE

X

CIDADE

Quarta-feira, 08 de Dezembro de 2021, 09h:31

Olho 774 acessos A | A

RETORNO DAS ÁGUAS

Acontece neste sábado (11) o 1º Encontro de Canoeiros e Caiaqueiros do Pantanal

Por: Redação

Reprodução

Clique para ampliar

11 de dezembro de 2021 a partir das 7 horas da manhã, na Praia do Daveron, Cáceres/MT com encerramento as 11 da manhã.

Cáceres sediará O RETORNO DAS ÁGUAS na beira do rio Paraguai contando as histórias e aventuras dos Canoeir@s e Caiaqueir@s, em um lindo passeio com os pescadoras e pescadores de comunidades tradicionais do Pantanal e praticantes da pesca esportiva e de caiaques.Cáceres sediará O RETORNO DAS ÁGUAS na beira do rio Paraguai contando as histórias e aventuras dos Canoeir@s e Caiaqueir@s, em um lindo passeio com os pescadoras e pescadores de comunidades tradicionais do Pantanal e praticantes da pesca esportiva e de caiaques.
Juntamente com as águas dos tributários do rio Paraguai as pessoas transitam em suas canoas e caiaques pelos mesmos caminhos, mas nunca tem a oportunidade de se reunir, conhecer e celebrar, nesse sentido O RETORNO DAS ÁGUAS: PRIMEIRO ENCONTRO DE CANOEIR@S E CAIAQUEIR@S DO PANTANAL reunirá estas mulheres e homens que conhecem, defendem e sabem que sem água não há vida.
O encontro tem como um dos objetivos realizar um percurso pelo rio Paraguai para comemorar o retorno das águas reunindo diferentes grupos sociais nesse período marcado pelas chuvas das cheias do Pantanal (novembro-março), nesse momento que o bioma se recupera após um intenso momento de seca, incêndios entre outros impactos ambientais que sofre incessantemente.
Vamos reunir dois grupos sociais distintos, este momento contará com a presença de outros parceiros que buscam por meio do diálogo recuperar a vida no Pantanal, em todo a sua diversidade seja ecológica, econômica e cultural. A organização é do Instituto Gaia e Rede de Comunidades Tradicionais do Pantanal com o apoio dos Jovens da Reserva da Biosfera do Pantanal e de parceiros local. 
Este momento é de extrema importância para enfatizarmos que precisamos dos rios do Pantanal livres, refletir sobre a importância dos Rios Livres de ameaças e que o pulso de inundação siga seu ritmo das águas do Pantanal.
De caráter festivo e simbólico, estaremos reunidos com pessoas de comunidades e estilos de vida e cultura diferentes que vivem ou vem de longe passear no Pantanal, que se utilizam do mesmo território e águas para o seu sustento e/ou lazer.
O ponto de partida e chegada será na Praia do Daveron, onde contará com um espaço organizado para acolher os canoeir@s e caiaqueir@s e visitantes que queiram prestigiar o evento e ainda contará com um pequeno espaço de exposição resgatando a história que deu origem as canoas e caiaques e algumas apresentações culturais.
Além da largada e chegada dos canoeir@s e caiaqueir@s, contaremos com um momento de lazer e diálogo na praia do Daveron, teremos café da manhã, contação de histórias, pintura em papel para crianças e uma linda roda de conversa.
Inscrição sem embarcação: https://forms.gle/dDSHjJfibgRgA6mv7 inscreva-se e participe da roda de conversa na praia!
11 de dezembro de 2021 a partir das 7 horas da manhã, na Praia do Daveron, Cáceres/MT com encerramento as 11 da manhã.
PROGRAMAÇÃO
06:00 – 06:30 Recepção, inscrição e Café da manhã/Kits pescadores e organização
06:00 – 06:45 Apresentação cultural com Nato de Souza e Adão da Arpa
06:45 – 07:00 Aula laboral ao ar livre com o Educador Físico 
07:00 – 07:30 Abertura do evento 
07:30 – 09:00 Passeio de canoa e caiaque: – Inscritos na embarcação: Canoeir@s e Caiaqueir@s
07:30 – 09:00  Inscritos sem embarcação:- Café na beira do Rio Paraguai;- Fotos com as faixas;- Oficina de pintura para crianças; - Roda de conversa e cultura. 
09:00 – 11:00 Apresentação Cultural: - Gastronomia e cultura cacerense bolo de arroz Dona Regina; - História da Canoa com Cláudia, Ingrid e canoeiros; - Apresentações: Siriri e Cururu Sr. Lourenço e Grupo de Cururueiros; Música: - Lucas Lemuel - Hélio San- Luana- Bethânia11:00 – 11:3- Avaliação e Encerramento