O Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), em seu sistema, reconheceu situação de emergência em diversos municípios brasileiros, entre eles Cáceres, que sofre com problemas decorrentes de seca e estiagem.
A decisão se deu após a prefeita de Cáceres, Eliene Liberato Dias, estabelecer crise hídrica devido ao desastre natural, a seca, que castiga o município, através do Decreto Municipal nº 715 de 24 de agosto de 2021.
Nessas situações o Governo Federal destina recursos para auxílio emergencial, assistência e restabelecimento de serviços essenciais nessas localidades em situação de emergência ou calamidade pública.
Para solicitar os recursos, os municípios devem elaborar um plano de trabalho e encaminhar à Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec).
Segundo a coordenadora de Defesa Civil, Andrelina Magali, com esse reconhecimento, a prefeitura vai encaminhar uma ação de resposta sobre a situação de emergência e entrar com outros processos.
Para prefeita Eliene Liberato Dias, esse reconhecimento é fundamental. “Tivemos um período de mais de 150 dias sem uma única chuva, uma seca que culminou com uma crise hídrica, e este reconhecimento da situação de emergência, comprova o caos que estamos vivendo. Além disso, ainda nos deparamos com grandes e incêndios no nosso município onde o clima seco e os ventos colaboram para focos de calor”, observou Eliene.
(CLIQUE AQUI) e faça parte no nosso grupo do WhatsApp e receba como últimas .
(CLIQUE AQUI) e faça parte no nosso grupo do Facebook e receba as últimas .