PUBLICIDADE

X

CIDADE

Sexta-feira, 15 de Outubro de 2021, 17h:53

Olho 839 acessos A | A

TECNOLOGIAS

Quer desenvolver um aplicativo ou site? Então conheça os algoritmos dos números aleatórios

Por: Redação

No começo da era da internet, ainda nos anos 1990, construir um site ou hardware exigia muito menos conhecimento sobre linhas de código do que hoje. Com o avançar das tecnologias pela web, criar um site possibilitou um mundo de opções — seja em termos estéticos ou técnicos.

Com a tecnologia contemporânea que está presente na construção dos sites e o aumento das redes de internet em todo Brasil, é possível implementar basicamente qualquer ideia que se tenha em mente. Claro, tendo o devido conhecimento de como aplicar as técnicas de códigos e programação. Entre os maiores avanços das tecnologias web estão os algoritmos dos números aleatórios.

Conhecidos pelo termo em inglês Random Number Generators, ou simplesmente RNG, esses algoritmos estão mais presentes do que você imagina na nossa rotina online.

 

Entendendo o conceito dos números aleatórios


Antes de conhecer como os números aleatórios são utilizados, primeiro é preciso compreender como eles funcionam em sua essência básica e didática. Os RNGs podem ser classificados como uma sequência de números ou símbolos que funcionam com o objetivo de gerar objetos provenientes de chances completamente aleatórias.

Dessa maneira, um gerador de número aleatório não tem o seu resultado previamente sabido de nenhuma maneira. Ou seja, assim que os números ou símbolos são embaralhados, não há como saber qual será o desfecho final até que o embaralhamento termine — geralmente em questão de milésimos.

Um exemplo básico é na hora de sortear o vencedor de uma promoção. Se 60 pessoas participaram da promoção, o algoritmo vai embaralhar todos esses números e sorteá-los com chances iguais para todos — e o resultado será pura aleatoriedade, ou seja, prever o número final é pura questão de palpite.

 

Exemplos em que os números aleatórios são utilizados


São vários os exemplos de como os números aleatórios são aplicados na internet. As loterias online, por exemplo, funcionam estritamente por causa desse tipo de algoritmo.

Ao sortear por meio de um algoritmo totalmente aleatório, a veracidade do sorteio de uma loteria online se torna totalmente válida. Se não houvesse um algoritmo do tipo, não seria possível atestar por completo a veracidade de um sorteio.

Em vários games esse tipo de hardware também é aplicado. No gênero de jogos de estratégia, são muitos casos de utilização do algoritmo. O game Europa Universalis 4, lançado em 2013 pelo estúdio Paradox Interactive, conta com códigos específicos dentro do jogo que se baseiam nos RNGs para poder tornar o jogo imprevisível e sempre diferente para os seus gamers.

Sem os números aleatórios, jogos como Europa Universalis 4 seriam sempre previsíveis no que tange a como a máquina se comportaria ao longo da fase do jogo. Games de esporte e quebra-cabeça também se baseiam consideravelmente nesse tipo de algoritmo.

Os números aleatórios são também muito usados no âmbito dos jogos online. Um exemplo é o PokerStars Casino, que utiliza o algoritmo RNG para sempre introduzir números totalmente aleatórios em seus jogos — como no caso do blackjack, jogo em que muitos baralhos são usados e que o algoritmo dos números torna tudo diferente a cada rodada.

 

Colocando os RNGs em prática nos seus negócios online

FOTO 2.jpg

É claro que são poucos os serviços pela web que contam com uma profundidade de detalhe no nível de empresas como PokerStars ou Paradox Interactive. No entanto, sua empresa não precisa ser tão grande como as citadas anteriomente para aproveitar os benefícios dos números aleatórios.

Para desenvolvedores de aplicativos, por exemplo, saber como dominar o uso desse tipo de algoritmo é fundamental para tornar o seu app interessante e versátil para os seus usuários. Um aplicativo de perguntas e respostas, no caso, sem o uso dos RNGs seria totalmente entediante e sem graça.

Já para os desenvolvedores de website, os números aleatórios podem trazer uma série de benefícios e sempre com o intuito de deixar o visitante entretido e nunca apresentar recursos repetidos para o usuário. Vários sites usam os RNGs para sugerir posts para os seus leitores — ao apresentar conteúdo aleatório, a chance de direcionar o seu público para textos sem tanta visibilidade na home é maior.

Além disso, os RNGs também são perfeitamente utilizáveis para você introduzir minigames dentro do seu website que tornam a visita ao seu site ainda mais agradável.

Por fim, vale ressaltar que não é necessário ser um grande expert em programação para poder aplicar os recursos dos números aleatórios. Atualmente, há gadgets e softwares que disponibilizam métodos de usar os RNGs de maneira prática e relativamente fácil.