PUBLICIDADE

X

EDUCAÇÃO

Terça-feira, 12 de Janeiro de 2021, 14h:44

Olho 1108 acessos A | A

VOLTA ÀS AULAS

Após explosão de casos de covid, Governo vai fazer enquete para decidir volta às aulas

Por: Rafael Machado I Repórter MT

Marcos Vergueiro/Secom-MT

Clique para ampliar

Secretário de Estado de Educação, Alan Porto

O secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto, disse que o Governo do Estado deve reunir, ainda nesta semana, representantes da comunidade e escolar, da Assembleia Legislativa e sindicalistas, além de realizar enquete, para decidir definitivamente o retorno dos alunos às salas de aula.

A declaração ocorreu na manhã desta terça-feira (12), após o secretário se reunir com governador Mauro Mendes (DEM) e o secretário de Saúde Gilberto Figueiredo.

“Estamos muito preocupados com essa situação do retorno às aulas, com a segurança dos alunos e dos professores. A gente decidiu na reunião [com o governador] ampliar esse diálogo. Vamos conversar com o Fórum Educacional, com o Sintep, Comissão da Saúde, Comissão de Educação da Assembleia e soltar uma enquete para ouvir os responsáveis e os pais dos alunos”, explicou Porto.

A preocupação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) é que com os casos de covid-19 crescendo assustadoramente haja ainda mais o aumento de infecções no estado devido ao tamanho da rede estadual de ensino.

“Vamos mexer com mais de 380 mil famílias, então é muito importante nesse momento ampliar o diálogo. Isso não quer dizer que a secretaria não tenha um planejamento, mas a pandemia é muito dinâmica e a cada dia ela muda. Então temos que tomar decisão com responsabilidade”, pontuou.

Alan Porto também reforçou que as unidades escolares e a Pasta estão preparadas para retornar às aulas em fevereiro, independente da situação.

“A nossa rede está estruturada e vamos preparar nossas unidades para os dois cenários não presencial e no sistema hibrido. Até sexta-feira, após ouvir toda comunidade escolar e organizações vamos dar uma decisão definitiva”.

A Pandemia

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde dessa segunda-feira (11), 191.106 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 4.694 óbitos em decorrência do coronavírus no Estado. Dez mortes nas últimas 24 horas.

Foram notificadas 1.747 novas confirmações de casos de coronavírus no Estado. Dos 191.106 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 6.799 estão em isolamento domiciliar e 178.722 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 253 internações em UTIs públicas e 264 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 62,78% para UTIs adulto e em 30% para enfermarias adulto.

Dentre os dez municípios com maior número de casos de Covid-19 estão: Cuiabá (42.811), Várzea Grande (13.088), Rondonópolis (13.013), Sinop (10.209), Sorriso (8.505), Tangará da Serra (8.401), Lucas do Rio Verde (7.899), Primavera do Leste (5.990), Cáceres (4.426) e Nova Mutum (4.001).