PUBLICIDADE

X

EDUCAÇÃO

Sexta-feira, 28 de Fevereiro de 2020, 10h:02

Olho 381 acessos A | A

PARCERIAS

Unemat Cáceres se destaca em relação com sociedade e entidades

Atividades com a comunidade externa vão desde o atendimento básico às interações com o setor produtivo.

Por: Joner Campos I Cáceres Notícias

Reprodução

Clique para ampliar

A diretora do Sindicato Rural de Cáceres, Ida de Miranda Sá e o prefeito de Cáceres, Francis Maris dois parceiros da Unemat.

Com mais de 40 anos de atuação, a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) tem cada vez mais se destacado na relação com a população cacerense, entidades e empresas. O campus da cidade vem desempenhando nos últimos anos atividades que permitem a troca de conhecimento entre a academia e a sociedade.

A frente da direção do Campus Jane Vanini da Unemat de Cáceres, a professora Zulema Netto Figueiredo, lembra alguns dos trabalhos realizados pela instituição em Cáceres. “O campus conta com vários parceiros, tanto instituições públicas como empresas privadas, com os mais variados objetivos, desde oferecimento de estágio até geração de tecnologia, com pesquisas realizadas nos cursos de graduação e pós-graduação", afirma Zulema.

A Diretoria de Unidade Regionaliza Administrativa, sob a direção do PTES Esp. Elias Fernandes Barbosa, tem buscado veementemente implementar processos que visem a manutenção, segurança e preservação dos espaços do Campus Cáceres, tanto na unidade da Cavalhada quanto na Cidade Universitária, com o objetivo principal é de maximizar os recursos disponíveis em benefício da comunidade acadêmica e comunidade em geral.

Prova do sucesso é a continuidade e aumento de atividades relacionadas ao Sindicato Rural de Cáceres. “Dentre as ações, temos a parceria da Feira Tecnológica de Cáceres (Agrotec), projeto do Sindicato Rural e a Semana Agronômica de Cáceres (Semac), do curso de Agronomia da UNEMAT, onde a interação universidade e setor produtivo possibilita que os alunos e produtores rurais tenham acesso aos trabalhos e pesquisas desenvolvidos em ambas as partes”, explica a diretora do Sindicato Rural de Cáceres, Ida Beatriz Machado de Miranda Sá.

Os resultados não se resumem ao campo, além do setor produtivo as pessoas em situação de maior vulnerabilidade são atendidas por projetos em áreas como saúde e direito. A atuação é comemorada pelo diretor-geral do Diretório Central dos Estudantes do Campus Jane Vanini, Victor Henrique Prado Cruvinel. “A Unemat está envolvida diretamente com a comunidade externa, seja nas ações envolvendo o meio ambiente ou mesmo no próprio comércio, como é o caso do projeto de Cidades Gêmeas de Cáceres e San Matías (Bolívia). O movimento financeiro que a universidade traz para a cidade também é muito grande, já que temos alunos vindos de todo o país”.

Reprodução

d75a0321-7d98-43c1-bed3-93d9b62ca051.jpg

O deputado federal por Mato Grosso Dr. Leonardo Albuquerque (SD) esteve em reunião com a a professora Zulema Netto Figueiredo

Para a diretora do Sindicato Rural de Cáceres não existem dúvidas quanto aos benefícios trazidos pela Universidade do Estado de Mato Grosso à cidade e à região. “A Unemat tem um papel importantíssimo no fortalecimento da produção rural nos biomas do nosso Estado. O corpo docente e diversidade de atuação e pesquisa dos mesmos permitem parcerias com vários Campi da instituição oferecendo um diferencial na formação acadêmica voltada para a realidade e potencial de Mato Grosso”, diz Ida de Miranda Sá.

O deputado federal por Mato Grosso Dr. Leonardo Albuquerque (SD) também falou ao Cáceres Notícias sobre a importância da UNEMAT. "A Unemat é o grande patrimônio do nosso estado, foi fundada no interior do estado para romper barreiras e se expandiu de maneira brava e corajosa. Ela cumpre seu papel difundindo conhecimento e distribuindo profissionais e os capacitando", concluiu o deputado.

Um dos trabalhos mais recentes envolve uma parceria feita com a prefeitura de Cáceres para a conclusão do plano diretor da cidade. Para o prefeito, Francis Maris Cruz (PSDB), a instituição é uma das mais importantes presenças no município. "A Unemat tem contribuído muito para o desenvolvimento de Cáceres, considerando a formação de profissionais na cidade assim como o valor que ela agrega aos munícipes", completa Francis.